terça-feira, 20 de março de 2012

Processos, inícios, retornos, chegadas...


Rio, 20 de março de 2012

Como é difícil manter-se atualizada neste mundo contemporâneo, aonde cada dia vai acontecendo um monte de coisas e processos que valem compartilhar...
Como fiquei um tempão sem dizer nada e nesta semana re-tornei, re-comecei a ensaiar o UMBIGAR, estou no tempo das memórias do que foi! Sentindo o que é e imaginando o que será... e como a vida é uma onda que vai e vem e uma roda gigante que sobe e desce, “vamo que vamo” nessas aventuras deste umbigar!
A criação de um espetáculo é sempre um recorte e assim deixam-se coisas, memórias, gestos, palavras... quando Paulinha pediu para eu lembrar da minha história me veio a vivência em ter conhecido Edith do Prato em Santo Amaro, durante a festa de Nossa Senhora da Purificação. Nestes dias mexendo em papéis encontrei este folder da festa que aconteceu em 2005 e que me trouxe boas surpresas e presentes, como o partinho dos 90 anos de vida de Dona Edith. Evoé! Viva!!


Estreiar foi como um parto, uma nova vida nascendo dentro e fora de mim, lembro que nos processos de ensaio de tudo rolou: Tonteiras de tanto rodar, pressão baixa de tanto ensaio e tanta coisa por criar junto, na concepção de cenário, figurino, material gráfico, luz... tudo! Quando é um monólogo precisamos estar a par de todas as partes... não foi fácil desconstruir a gestualidade tradicional, mantendo algo do popular, mas trazendo códigos da dança contemporânea, repetir igual o movimento, mas mantendo algo da brincadeira, não foi fácil...escutar todos os detalhes observados pela Natasha e pela Paula e depois fazer de novo com essas observações, mas valeu, aliás tá valendo, o processo é vivo!

Anotações preciosas...
Cotidiano fora da cena...
Paulinha explicando o que acabou de observar no ensaio
Reúna da equipe!!!
Natasha mostrando um movimento
Cumplicidade da dupla dinâmica!!!



Fotos Maria Elisa Franco

Aproveitamos e gravamos um cd com a trilha sonora e assim fui cantar e contar as histórias do espetáculo no estúdio... no processo tive o prazer de fazer uma visita a cantora Rita Ribeiro que aceitou recitar o verso “Teu corpo” de Ferreira Gullar e conversamos muito sobre tambor, sobre as danças e o sentido da poesia...logo depois fomos juntas no estúdio para gravar sua bela voz! Valeu Rita!!!

Gravando a História de Edith do Prato para o cd!

Rita recitando "Teu corpo" de Ferreira Gullar


No dia da estreia recebi generosos bilhetes de minhas queridas diretoras, que, aliás, estavam nervosas, indo de um lado para o outro e eu ria por dentro... estávamos todas estreiando...montei um altar com meu Divino, São Benedito e os bordados da querida Lorena,  além de flores das queridas meninas do EMCARTAZ! Cumplicidade total com o parceiro músico Sergio, preparação do corpo, voz... 1, 2, 2 e já! EMOÇÃO!!!

Flores no altar, vela e luz!!!
Bilhetes de axé e força!!!



Estreia com minhas queridas diretoras!!!

Meu orientador Zeca na estreia!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário