sábado, 29 de outubro de 2011

Compartilhando experiências...


RIO, 12 de setembro

Repetir, repetir, até ficar diferente!!!

Tem dias que ensaio sozinha, outros que Sergio está comigo e trabalhamos mais a parte musical, quando estou com as duas diretoras é hora de desconstruir!
A realização de uma espécie de treinamento para alongar e aquecer é fundamental para abrir os canais!
Experimentei o coco tocando e dançando e fechei uma partitura para mostrar e a partir daí desconstruir. É preciso desapego para construir sabendo que vai transformar e desmontar algo que parecia estar pronto! Isso é processo e escuta...
Como dançar o coco, o jongo, o tambor, o lundu e o samba de roda mudando a pulsação forte? Mudando o braço e a transferência de peso? É a busca de novos caminhos no espaço...
Dançar miudinho, dançar grande, dançar somente com a parte superior do corpo, experimentar...

RIO 13 DE SETEMBRO

Quando estou só, repito muitas vezes o que já tenho...e lembro de Paulo Leminski ...”repetir, repetir até ficar diferente!”
O que importa é estar vivo, orgânico, mesmo que marcado, a repetição traz consciência para depois poder brincar com a partitura “pronta”!
Muito bom cantar e fazer coco e samba de roda no interno!! 0%...
Está interessante observar que até agora me utilizo mais do silêncio para experimentar do que a música. Isto é novo para mim!
Hoje, pensando no jongo lembrei dos tempos do Jongados da Vida com Mestre Darcy e Dona Su no Ifcs, na UFRJ! Foi um momento incrível de compartilhar com um mestre a frente do seu tempo, já na vontade contemporânea de misturar sonoridades. Bons tempos de jongo com mestre Darcy na Lapa! Viva Mestre Darcy!!!

RIO 15 DE SETEMBRO

Quebra aqui, quebra acolá...para outra “coisa” encontrar!

Quebrar o coco no corpo, quebrar na letra da música, mudar a acentuação...lembrei do meu cazumba que diz  “posso fazer o que eu quiser!!!” rsrsrsr
Mas mesmo quebrando é importante definir!
A diretora Natasha comenta “deixar de ser o que é ainda sendo”!
Muito interessante o termo utilizado pelo filósofo português José Gil no cáp Stephen Pax.- onde coloca a importância do“Small dance” ( a dança pequena). É uma gestualidade que tem uma densidade  que é mais interna do que externa!
Na intenção da gestualidade do nascimento a direção trouxe a metodologia das cadeiras musculares, do “acordar dos músculos”. Viví uma experiência forte no movimento de nascimento, do desaprender muscular, muito interessante tentar esquecer o que se sabe e rememorar!
Lugar de experiência, vivência e não de representar!!!

Rio 16 de setembro de 2011

Experiência de nascimento...

Eu deitada, coluna encolhida na quina de uma parede, para vivenciar um “espaço” apertado, onde o dentro precisasse despertar primeiro.
A primeira “coisa” que despertou foi a respiração, acordando o umbigo, conectando com o plexo solar e nesta linha criando o primeiro eixo de força que depois conecta o pescoço e a cabeça e depois o ânus e o púbis formando o vínculo e a linha de eixo corporal entre a cabeça e a região pélvica.
 Descoberta esta força e conexão, os braços e as pernas iniciam uma descoberta muscular e inicia um pêndulo e uma torção que traz um início de impulso de deslocamento no chão, repetindo o acordar.
Esta experiência foi muito sensível, visceral, trouxe muitas imagens, como estar dentro de uma placenta, se sentir “abobado”, sem discernimento das coisas. Me veio uma “falta” de conhecimento, a descoberta dos músculos sem forma.
- Um choro, som gutural, um enjôo.
- Não consegui ainda nascer, mas me senti lutando contra as membranas que me impediam corporalmente, algo que me impedia.
Experimentar mais, mas não agora, pois ele provoca uma exaustão, um enjôo.
Está bom demais fazer a sequência da yoga do som despertando o corpo com cada vogal e o cumprimento ao sol!!!


Está muito bom o diálogo com bailarinas da dança contemporânea e a troca com as gestualidades de umbigadas! Depois de dançar, elas fazem ótimos comentários, que fazem eu pensar em outra direção e caminho, além de saber que certas conversas vão virar escritura para a tese de doutorado! A teoria e a escrita!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário